Os pergolados são elementos frequentemente utilizados para decorar jardins, quintais e varandas. Com eles, além de trazer um charme a mais para sua área externa, também é possível delimitar um espaço e dar a ele uma função especifica, criar uma extensão da varanda ou proteger uma área a céu aberto como a garagem, espaço gourmet, hall de entrada e etc. Fabricados sob medida e a partir dos mais variados materiais os pergolados se adequam ao estilo do ambiente e a sua função principal. Hoje trouxemos algumas inspirações e conselhos para você que está pensando em incluir um pergolado em sua área externa.
Fatores a considerar
Antes de incluir uma pérgola em seu espaço exterior é importante definir qual o uso que será dado a ela bem como sua posição, material de fabricação e tipo de cobertura, caso seja necessário. O tamanho da estrutura e o posicionamento da mesma é outro fator importante, os pilares da pérgola não devem atrapalhar o espaço de circulação e é aconselhável que a área coberta por ela tenha no mínimo entre 16 e 20 m² disponibilizando assim uma área confortável para posicionar móveis ou outros elementos. Também é importante mencionar que as pérgolas devem receber manutenção periódica sendo que cada tipo de material necessita de um cuidado específico.
Pergolado de madeira
Os pergolados de madeira são os mais utilizados devido a seu visual rústico que se harmoniza com a área externa do jardim ou quintal. Apesar de serem esteticamente bonitos os pergolados de madeira exigem alguns cuidados especiais. Além de escolher uma madeira mais dura e resistente é de extrema importância que o pergolado seja impermeabilizado com verniz náutico e que a aplicação do produto seja renovada periodicamente para que a estrutura resista às intempéries. As madeiras mais recomendadas para fabricar esse tipo de pergolado são a itaúba, maçaranduba, cumaru, ipê, piquiá, jatobá e eucalipto.
Pergolado de bambu
Assim como a madeira o bambu também oferece um visual rústico e natural aos ambientes. É um material leve que facilita a composição da estrutura e seu valor costuma ser mais em conta do que os outros materiais. Para que o pergolado fabricado com esse material dure por muitos anos é recomendável utilizar bambu previamente tratado e aplicar um verniz impermeabilizante periodicamente.
Pergolado metálico
Os pergolados confeccionados em metal são duradouros e resistentes, mas em contrapartida são mais suscetíveis as ações do tempo. O alumínio oferece uma maior resistência a ferrugem quando comparado ao aço e ao ferro, mas é necessário realizar um tratamento com pintura eletrostática para resistir as mudanças climáticas e evitar a ferrugem. Os pergolados em metal aportam um visual mais moderno e urbano que pode ser suavizado com a combinação de elementos como, madeira, palha, bambu etc.
Pergolado de concreto
Esse tipo de pergolado é construído com concreto pré-moldado, geralmente, se anexando a estrutura da casa. É uma opção resistente que pode ser personalizada com pintura, aplicação de revestimentos como pedras e cerâmicas e combinados com outros tipos de materiais. Os pergolados de concreto não são afetados pelas mudanças climáticas sendo necessário apenas renovar sua pintura quando a mesma se apresente desgastada.