Você já pensou em ter uma casa de madeira rodeada pela natureza, ou uma casa para passar os finais de semana, férias ou para viver todo o ano? Este tipo de residência tem um encanto especial, nos transmite uma atmosfera de aconchego e conforto, além da possibilidade de viver em um ambiente natural. A seguir mostraremos as vantagens e desvantagens de viver em uma casa de madeira.

 

O prazer de viver em uma casa em pleno campo

Se você já decidiu ter uma casa de madeira deve saber que pode encontrar empresas que irão projetar a casa e planificar os espaços em função de suas necessidades, conseguindo criar um lar agradável e acolhedor. Se com o tempo você precisar de mais espaço, somente é preciso acrescentar módulos e construí-los em pouco tempo.

casas de madeira

 

Ecológicas e renováveis

A madeira é um material nobre que atua como um isolante natural que protege contra as inclemências atmosféricas, por isso a casa estará quente no inverno e fresca no verão, possibilitando uma economia de energia. Sua construção é, além disso, limpa e rápida.

casas de madeira

casas de madeira

 

São saudáveis e sustentáveis

Este material natural tem muita qualidade e respira, portanto, regula a temperatura interior da casa e expulsa a umidade, repercutindo positivamente na saúde de seus habitantes

casas de madeira

casas de madeira

 

Versáteis e resistentes

É versátil, por isso cai muito bem em qualquer estilo decorativo. Dependerá de seus gostos, se quer algo tradicional e rústico ou, pelo contrário, algo moderno e vanguardista ou a combinação de ambos estilos. Pode parecer estranho, mas a madeira resiste mais ao fogo do que as estruturas metálicas.

casas de madeira

casas de madeira

 

Duradouras

Este tipo de casa se constrói em muitos países: Estados Unidos, no Norte Europeu, no Canadá e também em áreas rurais. Apresentam uma expectativa de vida maior que as construções de concreto, que a partir dos 40 anos começam a apresentar problemas.

casas de madeira

 

Desvantagens

A madeira, por ser um material natural, precisa de cuidados responsáveis, já que deve ser tratada para evitar os ataques de insetos, fungos e pragas. Ainda que, hoje em dia, os tipos de madeira que utilizam são tratados para se esquivar destes problemas. Basicamente devem ser aplicados produtos que protegem e impermeabilizam a superfície.

casas de madeira

casas de madeira

 

O processo de construção

  • O primeiro passo é comprar o terreno.
  • A seguir, escolher o modelo e ajustá lo a seus gostos e necessidades.
  • O próximo passo será o orçamento, no qual estarão detalhados corretamente o modelo da casa, a descrição das qualidades, os prazos e o preço final.
  • Depois de entrar em um acordo, deve-se assinar um contrato com um pagamento inicial e o projeto é encomendado a um arquiteto. Quando estiver preparado e aprovado pela prefeitura local é solicitado a permissão de obra nova.
  • Com a licença em mãos já é possível começar a montagem da casa. É necessário que, quando chegue os materiais, haja uma fundação de concreto.
  • Se dá início o levantamento das paredes. Depois, se a casa tem mais de um andar, se constrói o entre-piso. Em seguida se constrói o teto, se colocam as vigas, as placas de fechamento e a impermeabilização. Paralelamente deve-se avançar com as instalações de encanamentos, ar condicionado, eletricidade… assim como detalhados nos planos.

casas de madeira

casas de madeira

Matéria por Habittisimo