Miguel Imóveis

Você tem uma varanda em casa? E está aproveitando esse espaço? Se ainda não, saiba que está perdendo tempo. Deixe a preguiça de lado e aproveite o privilégio de ter um espaço assim em casa para aproveitá-lo todo o ano. Como é uma varanda perfeita? Como mantê-la sempre no ponto? Essas são algumas regras de ouro para ter uma varanda nota dez. 

 

#1 Uma varanda é sinônimo de lugar relaxante

terraço com rede

Espreguiçadeiras, redes ou almofadas no chão. Não importa como for, mas a varanda perfeita tem que ter um cantinho para relaxar, para deitar ao sol, para descansar ou para ler um bom livro. Um tapete no chão (de vinil ou fibra sintética, que aguente bem os intemperes) com algumas almofadas pode ser um local improvisado no qual você irá querer passar a tarde toda. Se tiver espaço, não renuncie a um enorme sofá onde deitar e esquecer de tudo por alguns momentos.

 

#2 Prepare um espaço para refeições

terraço com área de refeição

Almoçar ao ar livre é um prazer, e tomar café da manhã com os primeiros raios de sol da manhã também. Inclusive na menor varanda cabe uma pequena mesa acompanhada de duas cadeiras. Quais materiais são ideias para montar um espaço para refeições ao ar livre? Você deve escolher móveis que aguentem bem as ações do tempo sem necessidade de muita manutenção. A madeira é muito bonita mas requer cuidados, sendo assim tenha isso em conta se essa for sua escolha. Os móveis de PVC podem ser uma boa opção, assim como os de resina, que não racham nem perdem a cor, são perfeitos para garantir uma alta durabilidade. Também os de alumínio que são muito resistentes e podem ser combinados com tecido resistentes aos intemperes.

 

#3 O melhor do sol: a sombra

varanda coberta

Em toda varanda deve buscar-se a sombra, seja com um guarda sol, um toldo ou uma pérgola, de acordo com sua necessidade e orientação da mesma. Os tecidos ou as lonas micro perfuradas deixarão a luz passar e ao mesmo tempo permitirão que o ar circule, são perfeitos. Nas áreas de sol e sombra, no inverno e verão, atuarão como um controle térmico e climático, ajudando a regular a temperatura sob ele.

 

#4 Aposte no verde

terraço decorado

Flores, vegetação, árvores… tudo com o propósito de colorir sua varanda. Em uma varanda perfeita não pode faltar o verde. As flores ou plantas podem ser colocadas em vasos ou jardineiras, você pode deixar que se estendam pelas paredes ou inclusive reservar uma área no chão próximo a elas para plantar as espécies trepadeiras. Uma recomendação que não costuma falhar é usar plantas que não requerem excessiva manutenção e que garantam vegetação em diferentes estações. Uma varanda perfeita com muita vegetação não pode deixar de ter um sistema de irrigação automático, pense nisso.

 

#5 Cuide da iluminação

terraço iluminado

Você tem uma varanda em casa? Parabéns, com certeza está desfrutando ao máximo esses dias de calor e se ainda não está aproveitando esse espaço saiba que está perdendo tempo. Deixe a preguiça de lado e aproveite o privilégio de ter um espaço assim em casa para aproveitá-lo todo o ano. Como é uma varanda perfeita? Como mantê-la sempre no ponto? Essas são algumas regras de ouro para ter uma varanda nota dez. 

 

#6 Olhe onde pisa

piso para terraço

É importante saber onde pisamos, ainda mais no espaço externo. A escolha do piso dependerá de diferentes fatores como seu uso, tamanho ou orçamento disponível. Um piso de madeira que aporte aconchego, por exemplo, é uma aposta segura. Você pode escolher madeira com tratamento em autoclave ou madeira extremamente resistentes como o ipê. O porcelanato também é muito recomendável por sua durabilidade e os pisos cerâmicos de barro são perfeitos para um estilo mais rustico. Por último, não esqueça que um piso de concreto nunca falha.

 

#7 Não descuide dos detalhes

terraço decorado

Um toque de cor em tecidos, almofadas ou tapetes, algumas luminárias bonitas, alguns vasos estrategicamente colocados ou uma cadeira bem bonita farão toda a diferença Como no interior da sua casa não se trata somente de mobiliar mas sim de decorar. Atreva-se a brincar com os detalhes: a varanda perfeita é a que tem personalidade e para isso é importante misturar sem medo e apostar na originalidade.

 

#8 A varanda dos seus sonhos é só para você (e quem mais você quiser)

terraço decorado

Se quiser estar em sua varanda sem pensar nos vizinhos, tomando sol tranquilamente por exemplo, é importante pensar em como conseguir privacidade. Os toldos dobráveis ou enroláveis são ótimos para não atrair olhares curiosos. Para isolar dos vizinhos laterais você pode utilizar separadores verticais, cortinas, painéis de bambu ou madeira, vidro ou vegetação.

 

#9 E, principalmente, a varanda perfeita é a que se adapta a você

terraço decorado

A varanda perfeita é a sua e isso está claro. Bom, será assim se você teve tempo, paciência e vontade de deixa-la a seu gosto (e se não, não sabemos o que espera, não ficou com vontade depois de ler esse artigo?). A varanda do vizinho pode ser mais bonita? Sim. A da sua prima te encanta? Claro. Mas com certeza não tem o que você precisa. Se você tem filhos pequenos, irá precisar de um espaço para brincar na área externa ou talvez uma mini piscina. Se tem cachorros ou gatos com certeza irá achar um cantinho para que estejam confortáveis, se você gosta de jardinagem poderá encher de plantas ou se você gosta de cultivar suas próprias verduras poderá aproveitar para planejar uma horta urbana. Resumindo, a varanda ideal é aquela que te faz feliz.

 

Matéria por Habitíssimo

Miguel Imóveis

Este artigo foi produzido pela Miguel Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

Alugue com cartão de crédito
25 out
Miguel Imóveis Quero Alugar

Alugue com cartão de crédito

A modalidade de locação tendo como garantia o cartão de crédito tem se tornado uma grande facilitadora para pessoas que […]

leia mais
Nós apoiamos o Outubro Rosa!
24 out
Miguel Imóveis

Nós apoiamos o Outubro Rosa!

Hoje (24), recebemos em nossa sede a Raquel – enfermeira da Fundação Ilumina – que ministrou uma palestra sobre a […]

leia mais