Quando o fim de semana chega, muitas vezes, tememos o pior: é o momento de limpar ou ordenar para começar com o pé direito a semana de trabalho. Às vezes, não se trata simplesmente de limpar o chão ou os móveis, pode ser muito aborrecido arrumar um espaço uma e outra vez, para poder limpá-lo com facilidade. Se é dos que temem esse momento a todo o custo e não quer que lhe aconteça uma e outra vez, recomendamos seguir algumas orientações quanto a sua decoração que ajudarão a ter uma casa com menos trabalho para fazer a cada semana. Conheça as 7 melhores “deco-decisões” que pode tomar para que a sua casa pareça mais limpa.

 

Simetria

1

A simetria transmite equilíbrio. A maioria das pessoas organizadas colocam os sapatos de forma paralela, põem os livros de maior para o menor tamanho ou o guarda-roupa, por tipos de cor. Pode parecer excessivo, tanta organização, mas a verdade é que funciona. Inconscientemente, a nossa mente relaxa quando estamos num espaço organizado. A simetria cria de forma natural essa sensação de ordem, quando as linhas coincidem e os ângulos são iguais, tudo parece muito mais simples. Se não acredita, preste atenção à fotografia

 

Invista em estantes

1

Apostar por estantes, em qualquer espaço, permite guardar muitos objetos e manter uma ordem. Se, além disso, utilizar caixas ou cestas nalgumas prateleiras, poderá guardar pequenos objetos que não sabe onde meter. Este ponto está muito vinculado com o anterior, uma vez que as prateleiras costumam ser grandes exemplos de simetria, inclusive em algumas estantes para crianças super originais, como a da foto. Não hesite e aproveite todo o seu potencial.

 

Defina um estilo

1

Embora seja muito tentador recorrer a vários estilos na decoração da sua casa, se quiser criar uma sensação de limpeza, se escolher um único estilo pode ajudar e muito! É fã do estilo nórdico? Limite as cores em tons brancos e pastel, assim transmitirá limpeza. Prefere apostar num estilo rústico? Opte a 100% pela madeira e materiais naturais. Se tudo correr de acordo com o seu estilo, não criará vazios no espaço que possam agravar o seu aspeto. Quando todos os elementos coincidem num só, não dá a sensação de estar tudo desarrumado.

 

Aprenda a deitar fora

1

Na vida há um momento para cada coisa, igualmente acontece com a maioria dos objetos, têm um momento de uso e utilização particular e quando isso acontece tem que aprender a desprender-se deles. Esse é o melhor conselho para remover tralha lá de casa. Não há que esquecer o quão fantásticos foram no seu dia e relembrá-los com muita estima. Mas, se consegue viver sem eles, então é o momento de os doar a outras pessoas, reciclar ou deitá-los fora.

 

Desordem visual

1

O objetivo é evitar acumular quadros díspares ou encher as paredes com fotografias. Se está à procura de limpeza, opte por uma peça que por si mesma cumpra uma função artística. Do mesmo modo, nos referimos a candeeiros ou móveis especialmente atraentes. Se quiser destaque, simplifique o que estiver à sua volta. Desta forma, conseguirá um efeito dramático, sem aumentar a desordem visual.

 

Entrar com o pé direito

1

O hall é o espaço em que mais rápido podemos acumular tralha. Mal entramos em casa, deixamos de carregar bolsas, casacos ou chaves em questão de segundos. Trate de dar um lugar a cada coisa, as chaves num chaveiro, os casacos no cabide e as carteiras, é melhor esvaziá-las o quanto antes. Desta maneira irá poupar muitas dores de cabeça ao perder algo ou ter que arrumar, se  seguir sempre as mesmas regras, no fim, já o vai fazer de forma inconsciente.

 

Gavetas imprescindíveis

1

Se pensou em mudar os móveis da casa de banho ou cozinha, escolha móveis com gavetas. São elementos-chave para manter organizado e limpo o resto do espaço. São confortáveis e práticos na hora de armazenar e permite que veja tudo o que guarda neles, sem ter que se baixar.

Graças a essa última razão, certamente redescobrirá muitos dispositivos (especialmente os de cozinha) que antes tinham ficado no fundo do armário e de que tanto gostava.