Sempre dizemos por aqui que para decorar não é preciso gastar uma fortuna. Nem sempre é necessário recorrer a lojas de decorações caríssimas para conseguir um resultado bonito e em harmonia com a sua casa. Para conseguir um bom resultado o truque é buscar o equilíbrio entre a economia e a beleza da composição. Hoje trazemos algumas dicas de decorações econômicas que você pode experimentar em seu espaço. Escolha a que mais se encaixa em seu ambiente.

 

Pintura diferente

Com frequência mencionamos que a pintura é um dos recursos econômicos mais utilizados para mudar os ambientes. Sim, realmente uma mão de tinta pode fazer milagres e trazer um novo visual para o cômodo esquecido. Mas a ideia aqui vai além de apenas aplicar a tinta uniformemente por todas a paredes, falamos de criar padrões e formatos com a combinação de cores diferentes. Aposte em pintar meia parede, criar faixas como na imagem, padrões geométricos ou o que sua imaginação mandar. Se quiser ousar combine 3 ou mais cores e equilibre com o branco.

Decoração econômica: aposte nesta tendência

 

Adesivos de azulejo

Aquela sua cozinha sem graça não precisa continuar assim para sempre. Hoje em dia você pode aportar charme e um toque de cor para a cozinha trocando a aparência dos azulejos em um piscar de olhos… como? Com ajuda dos adesivos vinílicos. Feitos com a medida standard dos azulejos, com variadas estampas e cores, eles podem ser colados nos adesivos tanto da cozinha quanto do banheiro e mudar a aparência de seu espaço de maneira rápida e econômica.

Decoração econômica: aposte nesta tendência

 

 Móveis feitos com paletes

Os móveis feitos com paletes já não são novidade e hoje em dia podemos vê-los inseridos nos mais variados estilos decorativos. E não é para menos, é um material barato que pode ser trabalhado e se transformar em diferentes estilos de móveis dando aquele toque rústico na decoração. Se para você incluir um móvel como este em seus ambientes internos não convence muito, que tal pensar em utilizá-los nas varandas e jardins? O casamento do palete com este tipo de ambiente é perfeito.

Decoração econômica: aposte nesta tendência

 

Prateleiras montadas com cremalheiras

Esses simples elementos podem oferecem um mundo de possibilidades para sua decoração. As cremalheiras, essas barras metálicas presas diretamente nas paredes, quando combinadas com prateleiras de madeira podem ser personalizadas de acordo com seu gosto e dar origem a uma infinidade de móveis para sua casa. Podemos montar, além de prateleiras convencionais, móveis completos para a sala de TV, estantes para livros e até mesmo áreas de trabalho como a que vemos na foto.

Decoração econômica: aposte nesta tendência

 

 Móveis antigos reaproveitados

Aquele móvel antigo que foi herança de família que você guarda até hoje e não sabe bem onde encaixá-lo na sua casa pode ganhar cara nova e brilhar na sua decoração. Remova a pintura antiga e deixe-o ao natural, aplique uma pintura nova ou apenas verniz e deixe-o com um visual renovado e fresco. Um móvel como este pode ser encaixado nos mais diferentes estilos de decoração e será a cereja do bolo de seu espaço.

Decoração econômica: aposte nesta tendência

 

Combinação de quadros

Uma maneira charmosa de dar vida a suas paredes e personalidade a seus espaços pode ser através de quadros e pôsteres. Ter acesso a eles é mais econômico do que você imagina, já que é possível encontrar uma grande variedade de ilustrações e fotos para baixar na internet de maneira gratuita. Depois disso é só escolher as que mais gostar, imprimir em uma gráfica, emoldurar e montar uma linda combinação em sua parede.

Decoração econômica: aposte nesta tendência

 

Parede de lousa

Uma única tinta pode fazer milagres pela sua decoração… Mas não é qualquer tinta, estamos falando da tinta de lousa. Este tipo de tinta virou tendência na decoração de espaços modernos e descolados já que permite brincar e interagir com o espaço através de mensagens e desenhos que os moradores e visitas podem deixar nas paredes

Decoração econômica: aposte nesta tendência

 

Muitas plantas

As plantas são recursos decorativos econômicos que aportam, além de beleza, um ar aconchegante e acolhedor para os ambientes. Ter um cantinho verde em casa ajuda afastar a “frieza” de alguns estilos decorativos aportando personalidade e aproximando nossos cômodos da natureza. Isso vale para todos os espaços da casa. Experimente incluir plantinhas em sua sala de estar, de jantar, na cozinha, dormitório e até mesmo no banheiro para ver como sua decoração ganhará um ar mais fresco.

Decoração econômica: aposte nesta tendência

 

Matéria por Habitissimo