Ainda que falte muito tempo para a chegada da primavera, logo ela voltará e todos queremos desfrutar da floração de nossos jardins e da festa das cores que a estação promove. Para conseguir isso você só precisa ser proativo e começar a fazer algumas coisas desde já, pequenos truques permitirão conservar o jardim durante todo o inverno deixando-o pronto para ressurgir maravilhoso na primavera. Vamos lá!
1 – Proteja as raízes das plantas no inverno
Os especialistas recomendam cobrir as bases das plantas com serragem ou palha. Desta maneira haverá passagem de água, mas suas raízes ficarão protegidas do frio. É importante colocar as plantas perto de uma parede ou sob um teto para amenizar um pouco a ação do tempo. Dedique um dia por semana para regá-las, moderadamente e, se possível, nas horas centrais do dia (em algumas regiões do país se regá-las durante a noite correrá o risco de que a água se congele).
2 – Reforço de nutrientes para as plantas no inverno
As plantas também precisam de um reforço de vitaminas nos meses mais frios. Será preciso aportar mais fósforos e tratá-las com fungicidas para evitar que o excesso de umidade gere a proliferação de fungos e outros bichinhos. Uma solução simples para que suportem bem o frio é fazer uma estufa em casa com tecido, lona ou até mesmo um plástico. Também não seria uma má ideia que as plantas fossem trasladadas para dentro de casa. Sabia que as cinzas das lareiras podem ser utilizadas como fertilizante na primavera? Guarde-as para isso!
3 – Cuidados com as árvores no inverno
Principalmente as frutíferas, já que seus frutos e brotos são mais delicados do que parecem. Cubra-as com uma malha resistentes e passarão pelo inverno sem problemas. Aproveite esses meses para podar e se desfazer dos ramos mortos ou amarelados.
4 – Cuidados com a grama no inverno
Se no outono você fizer todo o dever de casa, revisando para que não apareçam erva daninhas nem áreas secas, no inverno você somente precisará regar a grama quando passar mais de três semanas sem chuvas e, claro, nunca fazer isso com temperaturas muito baixas. Um truque que funciona muito bem consiste em cobri-las com uma camada fina de terra e folhas para evitar expô-las diretamente às geadas. Quando o inverno passar basta retirar a terra e a grama estará pronta para crescer.
5 – Faça limpeza do jardim no inverno
Quando suas flores e plantas começarem a florescer novamente você irá necessitar de todas as ferramentas de jardinagem, aproveite para afiar suas tesouras e separar o cortador de grama e as luvas. Mas lembre-se, para certas tarefas de manutenção do jardim requerem segurança e para isso o melhor é contratar um bom profissional.
6 – Plantas resistentes ao inverno
É o caso do Laurus-Tinus, do Piricanto, das Roseiras e do Cyclamen, plantas de temporada que resistem perfeitamente às condições do inverno e, portanto, são excelentes opções para quem não quer ter um jardim sem graça nos meses mais frios. Alecrim, Lavandas, Jasmins (de inverno) são tão impacientes que também florescem nos meses mais frios. O mesmo acontece com algumas árvores cítricas, em pleno inverno podemos desfrutar de limões, tangerinas ou laranjas prontos para decorar a mesa.
Matéria por Habitíssimo