A vida me ensinou …

Para ser um líder, muitos são os caminhos a escolher. Siga o caminho da honestidade e do trabalho competente: essa é a lição que o nosso líder em destaque deixa nas linhas a seguir

 

Ser líder é uma posição conquistada naturalmente. Vejo junto da posição de proprietário, mas não só por isso. José Manuel Miguel é presidente da Assessoria Imobiliária Miguel Imóveis Ltda. Sua jornada teve início nos anos 1970, em uma modesta instalação na Rua Boa Morte. A empresa percorreu um longo caminho até a aquisição da sua primeira sede própria, na Rua Floriano Peixoto, para depois conquistar uma nova localização, o segundo e recém-inaugurado escritório na Avenida Independência, moderno e preparado para atender aos seus clientes, motivo de muita satisfação de seu idealizador.

“A rotina de trabalho que mantive durante esse tempo me proporcionou a grata oportunidade de desempenhas diversas funções, o que ajudou a reunir conhecimentos e a visão de um líder”, afirma José Miguel. “Sempre trabalho em equipe. Os maiores desafios coloco para mim e estou junto dos meus colaboradores, para oferecer um serviço eficiente, idôneo e seguro aos nossos clientes.”

Bons exercícios de liderança são a chave para alçar voos seguros e estratégicos. Por isso as metas são ferramentas importantes para a rotina diária do presidente, que usa sempre os desafios em equipe. Ele acredita que a atenção no trabalho em conjunto faz com que todos os envolvidos se sintam constantemente motivados, conduzindo-os a resultados muito mais expressivos, com garantias de sucesso. Ser um líder exige equilíbrio e experiência. Além disso, com o passar do tempo e as mudanças, o líder deve produzir exemplos, trazer novidades e enxergar o horizonte de forma muito mais ampla.

A visão é crucial para a atualização no mercado. “Faço curso de aprimoramento no mercado imobiliário, cultural e econômico, em Piracicaba e outros lugares. Além disso, nossa empresa também oferece cursos de atualização a quem se interessar. Recentemente trouxemos uma máster coach que auxilia no desempenho pessoal”, destaca o presidente.

Além de gerir, é necessário ter jogo de cintura para lidar com as adversidades do mercado e controlar tempestades. José Miguel acredita na criatividade para transpor essas barreiras, aliada aos valores de honestidade e competência, e afirma obter bons resultados com essa postura. “Veja a nossa nova sede. Foi idealizada e concretizada justamente em um momento de incertezas do mercado. É inegável que uma situação complicada exija um esforço maior, entretanto o melhor é arregaçar as mangas e enfrentar os problemas”, destaca.

Sua base é muita determinação e uma boa dose de otimismo. Ele atribui sempre suas conquistas a sua equipe parceira e eficiente. Ela é parte do progresso da empresa, e para isso o líder em destaque garante que transmitir confiança, motivação e deliberar sobre sugestões são dinâmicas extremamente importantes no mercado moderno.

“É a conexão e cumplicidade em grupo que promovem bons resultados; saber ouvir as necessidades. Na nossa nova sede disponibilizamos espaços confortáveis, pois acredito que um ambiente de trabalho amplo e moderno propicia bem-estar, fator relevante ao cumprimento de tarefas.”

“A Fantástica História de Silvio Santos” é a indicação de leitura de José Miguel para quem quer ter bons exemplos de negócio e sucesso. Mesmo a considerando singela, a palestra de Geraldo Rufino, também é recomendada por ele. “Um ex-catador de latinhas, que nos reveses da vida se torna milionário. Seus vídeos estão no YouTube e valem muito a pena ser vistos, pois são exemplos de motivação para muitas pessoas.”

Para ele, a família está em primeiro lugar, seus finais de semana também são preenchidos com amigos. O empresário gosta de um bom jantar intimista com a esposa em um restaurante, acompanhado de vinho e massas. Amante da natureza, possui uma fazenda em Goiás, e quando corre para lá, para que o ar e o clima natural revigorem suas energias.

Quem quer alcançar o sucesso deve seguir as dicas de José Miguel: muita determinação, honestidade e acreditar no seu potencial. “Um líder completo tem de agregar os mais diversos conhecimentos, principalmente sobre a rotina da empresa, manter-se humilde, reconhecer que estamos em ciclo de aprendizagem constante, ser ousado, criativo, otimista e não ter medo de se arriscar quantas vezes forem necessárias. Desistir jamais!” (Por MICHELE SORRILA)