BUILD TO SUIT

O conceito Build to Suit é uma das modalidades de operação imobiliária que a Miguel Imóveis prática, pode ser traduzida como “construção sob medida”. Consiste na elaboração de um contrato, no qual o investidor viabiliza um empreendimento imobiliário, que já seja de sua posse, ou o adquira, com a finalidade de atender aos interesses de um futuro locatário. É feita uma construção ou reforma de grande porte no imóvel. O locatário o utilizará por um período longo e pré-estabelecido, garantindo o retorno satisfatório.

Embora existam ofertas de produtos disponíveis no mercado imobiliário, muitas vezes, não estão adequadas às necessidades de determinados clientes. Esse tipo de locador busca uma customização ou personalização dos espaços, sejam imóveis comerciais, industriais ou para serviços. Assim identifica-se a combinação perfeita de interesses entre proprietário e inquilino. Esse, por não precisar fazer um investimento inicial tão expressivo, e possuir a oportunidade de focar toda a sua atenção no funcionamento de seu negócio e aquele, pela vantagem de possuir um inquilino por vasto período.

Trata-se de uma modalidade muito utilizada pelas indústrias nos Estados Unidos e na Europa, setor que congrega o maior número de edificações nesta sistemática, incluindo galpões e centros de distribuição, mas que se estende também aos setores de escritórios, hoteleiro e educacional.

Expectativas do futuro inquilino: que o investidor defina o planejamento do terreno segundo suas necessidades, e o entregue pronto. O valor de locação deve ser fixado antes do início das obras.

Expectativas do investidor: busca retorno dos investimentos alocados no projeto e remuneração pelo uso do imóvel a longo prazo, associadas às previsibilidades.

No que se refere à formatação contratual, deve ser entendida como uma nova modalidade locatícia, cada vez mais utilizada, onde os contratantes estabelecem suas obrigações antes mesmo do início da construção, cuja principal característica talvez seja o período longo estabelecido a partir de 5 anos ou mais.