Luana

Entre 100 cidades brasileiras, Piracicaba está em 4º lugar no ranking 2021. Educação, segurança, saneamento e saúde são elementos que determinam quais são as melhores cidades para se viver no Brasil.

Aqui também você pode desacelerar o ritmo. Mas não pense que é só isso que Piracicaba tem a oferecer!

A cidade de Piracicaba

Piracicaba é uma cidade de 253 anos, com mais de 400 mil habitantes, conserva o amor nato do “jeitinho caipira”, tradição de sua história. Cidade que acompanhou a modernidade de outras urbes, preserva e exalta seu patrimônio histórico e cultural, gastronômica e sua cultura interiorana. Quem não conhece a música “Rio de Piracicaba”, cantada em versos e prosas pelo mundo todo?

Mas morar em Piracicaba, tem muitas outras vantagens, como vimos, o município é referência em educação.

Educação de Qualidade

Piracicaba é berço de grandes e renomadas instituições de ensino. Entre elas, estão o Instituto Federal de São Paulo (IFSP); Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (FOP), Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Universidade Anhembi Morumbi e a Faculdade de Tecnologia Campus Piracicaba Deputado Roque Trevisan (FATEC), além das Faculdades Integradas Maria Imaculada, da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP), Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (FATEP), Faculdade Salesiana Dom Bosco, Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), Faculdade Anglo, Faculdade Anhanguera e Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Esportes:

O que não falta por aqui é motivo para se movimentar, contamos com belíssimos parques em que a população faz caminhadas, corridas, se exercita com segurança. Nossa ciclovia acompanha todo leito do Rio Piracicaba, passeio imperdível. E o futebol então? O Estádio “Barão de Serra Negra” é notícia por todo país, e o time da cidade “XV de Piracicaba”, sempre nos dá motivos para nos enchermos de orgulho. Nos dias de partidas de futebol é local em que a família se encontra, assiste o “Nho Quim” e saboreia o delicioso sorvete de pamonha. É um convite para retornar…

Riqueza cultural, histórica e gastronômica

A cidade também é conhecida por ser rodeada de cultura e lazer. Reconhecido internacionalmente, o “Salão Internacional do Humor”, tem suas raízes em nossa cidade, o que a destaca como “capital do humor”. Contamos com dois teatros, além de riquíssimos Patrimônios Históricos como: Engenho Central, Casa do Povoador, Capela de Monte Alegre, Ponte Pênsil, Elevador Turístico Alto do Mirante, Horto Florestal de Tupi, Cachoeira Véu da Noiva, Mercado Municipal entre outros, visitação ao público (em tempos antes da pandemia).

Nossa gastronomia é um espetáculo a parte. sabores sem igual, você degusta experimentando um delicioso peixe assado e pamonha na Rua do Porto, ou ainda, diversos pratos típicos em circuitos gastronômicos anuais. Nas margens do Rio Piracicaba, é possível presenciar a piracema, fenômeno em que vemos os peixes “pularem” nas águas.

 

Potência tecnológica e inovadora

Piracicaba é constante destaque na inovação do agronegócio, sendo especialista em tecnologias e pesquisas técnicas e acadêmicas de cultivo.

O Vale do Piracicaba (AgTech Valley), nosso “Vale do Silício” da agricultura, é uma prova dessa força tecnológica.

Mercado de trabalho promissor

A cidade possuí uma economia diversa e um custo de vida menor que o das grandes metrópoles, e por isso atrai grandes empresas nacionais e multinacionais, como Raízen, Hyundai, Caterpillar, ArcelorMittal, Oji Papeis, Ambev, Nestlé, Case, Dedini, Mausa, Klabin, Lef Cerâmica entre outras que geram empregos no município.

Prepare-se para mudar

Além de todas estas vantagens convidativas, você vai se encantar com o dialeto caipiracicabano, que conquista qualquer um. Não podemos nos esquecer que nossa cidade está situada próxima a Campinas e São Paulo. Todos estes fatores, e muito mais são forte convite para você vir viver com segurança e tranquilidade em uma cidade linda e “cheia de encantos”, como é dito em nosso hino.